Ensino Fundamental
Materiais Didáticos
Atividades Conhecendo o Ábaco
Conhecidos desde a Antiguidade, pelos Egípcios, Chineses e Etruscos, consistiam em estacas fixas verticalmente no solo ou numa base de madeira onde se podiam enfiar folhas, conchas, pedras, pedaços de osso ou de metal que representavam números cujo valor dependia da estaca onde eram colocados.
Os ábacos de arame devem ter tido origem no Oriente, supondo - se que foram os Mongóis os responsáveis pela sua introdução na Europa. Nos ábacos chinês (suan - pan, séc. XII) e japonês (soroban, séc. XV) os cálculos podem ser efetuados na base dez.
Os arames representam, da direita para a esquerda, as unidades, as dezenas, as centenas, etc. As contas situadas por cima da barra horizontal valem 5 (unidades, dezenas, centenas,...) as de baixo valem 1.

Como construir
um Ábaco

Todas as atividades com o ábaco são organizadas para levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação de quantidades no SND.

Com caixa de ovos, palito de churrasco e macarrão de furinho construímos um ábaco.
Diga aos alunos que o ábaco é uma máquina de contar e calcular muito antiga: tudo indica que há muito tempo chineses, gregos e romanos já usavam o ábaco.
O ábaco que nós vamos usar é chamado “ábaco de pinos” e é mais ou menos assim:
(reproduza na lousa a ilustração abaixo).

Distribua as caixas de ovos (metade de uma embalagem de meia dúzia) e cinco varetas para cada aluno. Oriente-os na construção do ábaco, dizendo que devem espetar a vareta entre um e outro espaço onde ficam os ovos:

Distribua o macarrão de furinho (ou outro tipo de material que você possa usar como unidade) e peça que eles coloquem dentro de um recipiente.

clique aqui e veja mais sobre o SOROBAN.   

Adição e subtração no ábaco

O uso do ábaco para adição e subtração justifica-se apenas para introduzir estas duas operações com a unidade de milhar. Para conduzir este trabalho, portanto, é preciso que os alunos estejam realizando estas duas operações com alguma autonomia, de preferência, sem o uso do material base 10. Caso isso ainda não esteja ocorrendo aguarde um pouco para apresentar esta atividade.

Quanto a orientação da execução das atividades e o registro das operações no caderno, proceda como sugerimos nas atividades do Material Dourado.