Educação Infantil
Jogos
Palito:
Idade recomendada: A partir de 6 anos.
Organização da Classe: Grupos de duas ou mais crianças.
Objetivo: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração e comparação de quantidades; estimativa de quantidade; leitura e escrita de números; contagem.
Material: Palitos de fósforos ou algo similar; papel para anotações.
Regras:

Cada jogador tem 3 palitos

A cada jogada os jogadores colocam suas mãos atrás das costas e deixam na mão direita uma quantidade de palitos que varia de 0 a 3 sem que o outro saiba. Os jogadores colocam então uma das mãos para frente e cada um fala quantos palitos acha que têm em todas as mãos juntas. Quando cada jogador fizer sua estimativa todos abrem a mão e conferem o resultado. Marca um ponto quem chegar mais próximo, ou adivinhar ao total de palitos. Depois de 5 a 10 rodadas ganha quem conseguiu mais pontos.

  • Com a classe em roda jogue algumas vezes com eles para que compreendam as regras.
  • Repita esse jogo umas 4 vezes ao longo de um mês, para que os alunos tenham tempo de aprender com o jogo.
  • Proponha algum tipo de registro. O registro auxilia na aprendizagem, na percepção dos avanços de cada um, e a perceber qual a compreensão que tiveram dos assuntos abordados com o jogo. Veja alguns registros que foram feitos para esse jogo por alunos de 6 anos.
Produções dos alunos :
Texto Coletivo:
Alunos da Ed. Infantil do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas - SP

DICAS PARA O JOGO DO PALITO

  • Pensar antes de falar

  • Antes de começar o jogo, tem que usar a imaginação, se der, olhe no buraquinho da mão do amigo e depois conta quantos palitos ele tem, mas não pode deixar ele perceber

  • Não pode deixar a pontinha do palito para fora se não o amigo vê e ganha o jogo

  • Tem que somar os palitos das duas mãos, quem ganhar fica com os palitos do amigo

  • Deixar o amigo falar primeiro para depois a gente somar

  • Ficar atento ao número que o amigo fala várias vezes, pois pode ser, que ele tenha essa quantidade de palitos na mão

  • O importante é que todos participem
Use o jogo para propor alguns problemas:
  • Comece com duplas e depois faça em trios e quartetos, isso aumenta o grau de dificuldade das jogadas.
  • Aumente o número de palitos para 5 ou 6.
  • Juliana e Marina estavam jogando palitinho em uma rodada em que usavam 5 palitos cada uma. Juliana disse 8 e Marina disse 10. O total era de 7, quem marcou ponto nessa rodada? Por quê?
  • Cristiane e Andréa viram que em uma das rodadas o total de palitos das duas juntas era 4. Sabendo que nessa rodada elas jogavam com três palitos cada uma, quantos palitos cada uma poderia ter nas mãos?
  • Na mão de Patrícia havia 3 palitos e o total era de 6 palitos. Quantos palitos estavam na mão do outro jogador? (Observe que esse é um problema no qual faltam dados, pois não informamos quantos jogadores nem mesmo a quantidade de palitos, deixe que discutam entre si e ao final complete com eles as informações que faltam no problema)
  • Renato, Fernando e Carol jogavam palitinhos, com 3 palitos cada um. Quando abriram suas mãos havia 6 palitos no total. Quantos palitos cada uma poderia ter na mão? (observe que há mais que uma solução possível)
Para saber mais:

A arte de Brincar - Adriana Friedmann, editora Scritta, 1996

Resolução de problemas - Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, Patrícia Cândido, editora Artmed, 2001.