Educação Infantil
Blocos Lógicos

A utilização dos blocos lógicos em jogos surgiu a partir dos trabalhos realizados pelo educador canadense Zoltan Paul Dienes, em pesquisas que ele realizou com seu grupo de trabalho em vários lugares do mundo e com a finalidade específica de desenvolver o raciocínio lógico-matemático segundo a perspectiva de Piaget.

O material é constituído normalmente, por 48 peças (de madeira, plástico ou borracha) que diferem uma da outra segundo quatro atributos:

  • Cor: amarelo, vermelho e azul
  • Forma: quadrado, retângulo, triângulo e círculo
  • Espessura: grosso e fino
  • Tamanho: pequeno e grande

Embora saibamos que as peças dos blocos não representem figuras planas uma vez que todas possuem espessura, acreditamos que elas sejam um recurso importante para uma primeira familiarização dos alunos com os nomes das figuras.Os alunos da Educação Infantil, na sua grande maioria estão no nível da visualização sugerido pelo casal Van Hiele, no qual as crianças precisam ter as primeiras imagens e as primeiras percepções das formas, o que pode em parte ser trabalhado através dos blocos.

Além disso, como pode ser observado na descrição das atividades que seguem, o trabalho com blocos lógicos em atividades que exigem da criança a manipulação, construção e representação de objetos estruturados, auxilia o desenvolvimento de habilidades de discriminação e memória visual; constância de forma e tamanho, seqüência e simbolização. As atividades com esse material permitem à criança avançar do reconhecimento das formas para a percepção de suas propriedades, ou seja, caminhar do nível da visualização para o da análise.

O trabalho com blocos lógicos também auxilia os alunos a classificarem formas, ou seja, juntá-las por semelhanças ou separá-las por diferenças. A classificação é uma estrutura lógica que no caso da geometria está relacionada a formação das noções do que são as figuras geométricas e de suas propriedades. Por exemplo, quando a criança é capaz de separar o quadrado das outras figuras ela executou a ação de classificar e estabeleceu observações sobre as características dessa figura que a distinguem das demais.

Nesse sentido é importante trabalhar com blocos na Educação Infantil, pois além deste material permitir um trabalho com classificação, ele pode dar início ao reconhecimento e nomeação de figuras geométricas, já que é um modelo visual para as crianças. A seguir apresentamos algumas sugestões de atividades para o trabalho com blocos lógicos.

Atividades: