Publicações
Cadernos de Jogos do Mathema
Agora um volume do Ensino Médio, para você

O Mathema lançou pela Artmed Editora a coleção de livros "Cadernos do Mathema", das pesquisadoras Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido, Neide Pessoa e Cristiane Akemi Ishihara. O primeiro volume da coleção traz jogos de matemática que podem ser aplicados em salas de aula por professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já o segundo é destinado as séries finais do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano.

Agora lançamos o terceiro volume com jogos para os alunos do Ensino Médio, envolvendo temas que fazem parte do currículo de matemática!

A intenção da coleção é apresentar de forma organizada, algumas das muitas idéias e estudos realizados pela equipe do Grupo Mathema de Formação e Pesquisa. Ações essas, desenvolvidas em boa parte nas escolas, junto a alunos e professores. "A série Cadernos do Mathema é fruto das muitas perguntas que tivemos de investigar e diversos recursos que estudamos junto ao ambiente escolar como modo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática", esclarece as autoras.

Os temas escolhidos para cada caderno são variados, abordados de forma independente uns dos outros e guardam entre si a relação de dois pressupostos básicos: a perspectiva metodológica da resolução de problemas e a preocupação de fazer uso dos processos de comunicação nas aulas de matemática, visando desenvolver a leitura e a escrita como habilidades indispensáveis no ensino e na aprendizagem dessa disciplina.

Todos os livros apresentam projeto gráfico em duas cores e trazem em cada capítulo uma sugestão para o ano em que a atividade deve ser aplicada, facilitando ao professor a sua utilização em sala de aula.