Publicações
Livros
  A matemática das sete peças do Tangram
  Eliane Reame de Souza
Maria Ignez de Souza Vieira Diniz
Rosa Monteiro Paulo
Fusako Hori Ochi
Este livro é o resultado de dois trabalhos. O primeiro se refere a uma extensa pesquisa sobre trabalhos já desenvolvidos, aqui no Brasil e no exterior, com o conhecido quebra-cabeça chinês Tangram.
O segundo traduz uma proposta teórica e metodológica, apresentada sob a forma de atividades, embasada em vários aspectos da construção do conhecimento, dos conceitos em matemática e em particular do ensino de geometria. Assim, as atividades descritas foram elaboradas com a intenção de levar para a sala de aula uma proposta para o desenvolvimento desses aspectos.
Ao término desse processo de pesquisa e investigação, o texto apresentado está ilustrado com atividades realizadas durante o ano de 1994, por alunos de pré-escola a 8ª série do Colégio Termomecânica de São Bernardo do Campo em São Paulo. Ao final das atividades fazemos alguns comentários sobre os aspectos mais relevantes e apontamos outras possíveis explorações.
Esperamos, por fim, que o leitor encontre aqui referências teóricas sobre o ensino de geometria e sugestões que possam auxiliá-lo em sua prática com o encantador Tangram.
  Informações sobre o livro CAEM- Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática do IME-USP
+11 3818.6160